ARTIGO: APROPRIAÇÃO DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PELO CAMPO ACADÊMICO/CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL: O ESTADO DO CONHECIMENTO (2004-2016)

26/10/2020 12:17
Palavras-chave: Educação Física. Representação Social. Representações Sociais. Conhecimento.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar a apropriação da Teoria das Representações Sociais pelo campo acadêmico/científico da educação física brasileira entre os anos de 2004 a 2016. Utilizou-se dos procedimentos da análise de conteúdo. Buscou-se artigos em periódicos com classificação do Qualis de educação física, disponível no Webqualis do último quadriênio, entre os estratos A2 a B2, o corpus de análise delimitou-se a 11 artigos. As categorias de análise foram: vínculo institucional; formação profissional; estrutura metodológica; construção do objeto de pesquisa em Representações Sociais. Constatou-se predominância de: produção no Sudeste; autores oriundos da educação física; opção por abordagens qualitativas; e utilização das obras de Moscovici como referencial teórico.

LINK:www.revistas.ufg.br/fef/article/view/49647

 

—————

Voltar


Contato

PROF. DR. ALFREDO CESAR ANTUNES

Endereço profissional:
Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR (UEPG). Av. Gen. Carlos Cavalcanti, nº 4748, CEP 84.030-900 - Campus Universitário em Uvaranas – Bloco G. Departamento de Educação Física.
e-mail: alcantunes@uepg.br


DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA UEPG
(42) 3220-3140/3220-3141.



Boletim informativo

Subscreva o nosso boletim informativo: